- Área: 395 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Sebastián Crespo
-
Fabricantes: DeAcero, Enercity, Kubiec, Tallerful
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vista… entorno… vista e entorno, vista…
Foi uma opção muito natural incluir o entorno na consideração do projeto, assim focamos em buscar a orientação ideal, centralizando o projeto de forma que todos os espaços possam aproveitar de uma vista privilegiada ao canyon do rio Chiche. Desde a entrada, a residência está rodeada por natureza, sem deixar de lado a privacidade necessária de um lote compartilhado.
Esta residência foi especificamente ajustada ao terreno e ao ambiente em que se encontra. O terreno, localiza-se em uma rocha com uma inclinação de 30%. O programa foi acomodado em níveis que se acoplam às diversas cotas do terreno, mantendo uma inclinação em direção à parte interna do lote, o que garante a privacidade necessária em relação à via pública. A fachada frente à rua recebeu o revestimento mais sólido, contrastando com a fachada interna, que equilibra o volume com uma grande anteparo de vidro. Esta decisão permitiu, também, proteger a casa do sol da tarde na fachada oeste e deixar livre a entrada da luz solar pela manhã pela fachada de vidro. Os volumes sólidos concentram as áreas dos dormitórios e apoiam-se diretamente sobre o terreno, enquanto o volume mais leve de vidro, metal e madeira contém a área social projetando-se em balanço em direção ao canyon.
A cobertura recria o perfil das montanhas que rodeiam a casa, simulando um manto orgânico em forma de hipérbole que cobre cada um dos volumes e envolve a fachada.
O sistema construtivo é um leve "sanduíche" de estrutura metálica revestido por lâminas metálicas em seu exterior e painéis de madeira no interior, o que permitiu gerar as leves linhas orgânicas nas diferentes áreas da residência. Este sistema tipo sanduíche permite uma construção seca e possibilita ter todas as instalações de cozinha e iluminação feitas inteiramente sem depender de trabalhos pesados de alvenaria, além de representar uma importante solução térmica, já que cria uma câmara de ar permitindo que o ambiente interno seja mais fresco em dias de calor, e guardando o calor em dias mais frios, o que estabiliza a residência em uma temperatura moderada.
Estas intenções foram expressas na escala dos espaços, como resultado da modulação das peças de bloco e dos painéis metálicos dos volumes, além de nos diferentes sistemas utilizados para gerar economia de energia elétrica e água. A modulação dos espaços através do material de revestimento permitiu uma otimização de recursos no que se refere aos gastos da obra, o tempo de execução da mesma, e à diminuição considerável na geração de entulho e resíduos.
A energia elétrica da residência é 100% alimentada por painéis solares. A reciclagem da água se fez possível através de um sistema de tratamento das águas cinzas, as quais são re-circuladas para a utilização de rega dos jardins e cisternas. Finalmente, cabe ressaltar que os painéis de madeira utilizados para o revestimento interno da casa provém de madeira certificada por corte seletivo.